Argila verde: o que é e quais são seus benefícios

Argila verde: o que é e quais são seus benefícios

Você sabe o que é a argila verde e quais são os seus benefícios para a pele e o cabelo ? Neste post, você vai aprender tudo sobre esse ingrediente natural que tem propriedades incríveis e como ela pode ser usada em sua rotina de beleza. Ficou curioso? Então continue lendo e saiba tudo sobre a argila verde!

O que é argila verde
A argila verde é um mineral que se forma pela decomposição de rochas magmáticas vulcânicas. Ela tem uma cor esverdeada e uma grande diversidade de elementos, como magnésio, cálcio, potássio, manganês, fósforo, zinco, entre outros. Ela pode ser usada na pele, no couro cabeludo e no corpo para desintoxicar, limpar, equilibrar a oleosidade, eliminar células mortas, regenerar e tratar problemas como acne e celulite.
  
Benefícios da argila verde na pele

1.Tem ação cicatrizante, secativa e bactericida: A argila verde contém alumínio e zinco, que são minerais que favorecem a cicatrização de feridas e acne. Ela também ajuda a secar as espinhas e a eliminar as bactérias que causam infecções na pele.
2.É purificadora e desintoxicante: A argila verde tem um alto poder de absorção, que permite que ela remova as impurezas, as toxinas e os metais pesados da pele e do organismo. Ela também estimula a circulação sanguínea e a eliminação de substâncias nocivas.
3.Tem função adstringente: A argila verde tem uma ação que contrai os poros da pele, deixando-a mais firme, tonificada e com menos oleosidade. Ela também ajuda a reduzir a aparência de rugas, celulite e flacidez.
4.Ajuda a controlar a formação de cravos e espinhas, desobstruindo poros e auxiliando na limpeza: A argila verde é especialmente indicada para peles oleosas e com acne, pois ela regula a produção de sebo pelas glândulas da pele, evitando o entupimento dos poros e a proliferação de bactérias. Ela também tem uma ação esfoliante suave, que remove as células mortas da pele.

Como fazer uma máscara de argila verde
Hoje já existem muitas mascaras prontas para o uso no mercado, mas você pode fazer a sua em casa usando argila em pó, água, água termal, chás, óleos essenciais, óleos vegetais puros. Para fazer sua máscara utilize um potinho e uma colher de plástico não utilize produtos de metal, que podem ocasionar perda das propriedades benéficas durante o processo.
 
Ingredientes
  • 1 colher (sopa) de argila verde
  • 2 colheres (sopa) de água mineral
Preparo

Em um recipiente de plástico, vidro ou cerâmica misture todos os ingredientes e mexa ate ficar uma consistência cremosa. Se necessário acrescente mais água ou argila em pó.

Aplicação
Aplique a mascara de argila verde no rosto limpo e seco com as mãos ou um pincel, faça uma camada mais grossa. Deixe agir de 10 a 15 minutos ou até que a mascara comesse a secar. Enxague e aplique seu hidratante facial favorito.

Argila verde: o que é e quais são seus benefícios

Como fazer máscara de argila para acne
Ingredientes
  • 1 colher (sopa) de argila verde
  • 2 colheres (sopa) de água mineral
  • 2 gotas de óleo de essencial de melaleuca
Preparo

Em um recipiente de plástico, vidro ou cerâmica misture todos os ingredientes e mexa ate ficar uma consistência cremosa. Se necessário acrescente mais água ou argila em pó.

Aplicação
Aplique a mascara no rosto limpo e seco com as mãos ou um pincel, faça uma camada mais grossa. Deixe agir de 10 a 15 minutos ou até que a mascara comesse a secar. Enxágue bem e aplique seu hidratante facial favorito.
    Benefícios da argila verde no cabelo
    Uma alternativa mais natural para tratar a oleosidade e as caspas e usar máscaras de argila no couro cabeludo. Ela vai fazer uma limpeza profunda na raiz eliminando resíduos de produtos e a sujeira do dia a dia, ajudando a controlar a oleosidade, desintoxicar, sendo assim mais indicada para cabelos muito oleosos. Muitos salões já usam esse processo conhecido com detox capilar.

    Como usar argila verde no cabelo
    Ingredientes
    • 2 a 4 colheres (sopa) de argila verde, dependendo do comprimento do seu cabelo
    • Água ou chá de ervas (camomila, alecrim)
    Preparo
    Em uma tigela de vidro ou plástico, coloque a argila verde, . Adicione água ou chá de ervas e misture até obter uma pasta homogênea e cremosa.

    Aplicação

    • Com o cabelo seco divida-o em seções para facilitar a aplicação. 
    • Aplique a mistura no couro cabeludo com um pincel, após a aplicação faça uma massagem suave no couro cabeludo para estimular a circulação sanguínea e garantir que a argila seja bem distribuída. Deixe a máscara agir por cerca de 15-20 minutos.
    • Enxágue bem o cabelo com água morna, certifique-se de que todo o resíduo de argila seja removido.
    • Aplique um condicionador deixe-o agir por alguns minutos e depois enxágue.
    • Penteie o cabelo como de costume e deixe-o secar naturalmente ou use o secador de cabelo, se preferir.

    Use a argila verde no cabelo uma vez por semana ou a cada 15 dias, dependendo das necessidades do seu cabelo.

    Como aplicar argila verde no corpo
    Usada no tratamento da celulite e gordura localizada ajuda a amenizar o aspecto das celulites, ativando a circulação sanguínea, e na retenção de líquidos desintoxicando o organismo.

    Ingredientes
    • A quantidade de argila verde que você precisa depende da área do corpo que deseja cobrir. Comece com cerca de 2 a 3 colheres de sopa de argila verde em pó.
    • Água mineral
    Preparo
    • Em uma tigela de vidro ou plástico coloque a argila verde em pó, adicione a água aos poucos. Use uma colher de madeira ou plástico para mexer bem até obter uma pasta homogênea e suave. Faça quantidade suficiente para aplicar na área desejada, como barriga, axilas. 
    Aplicação
    • Esfolie a pele para eliminar as células mortas pode ser usado esfoliante ou uma bucha vegetal aplique a mistura deixe agir de 15 a 30 minutos dependendo da região aplicada enxague e use um hidratante corporal. 
    Você pode aplicar a argila verde no corpo uma vez por semana ou a cada 15 dias, dependendo da sua necessidade. 

    Pode usar argila verde no rosto todos os dias?
    Não é recomendado usar argila verde no rosto todos os dias. O uso excessivo pode causar ressecamento e irritação da pele. É recomendado usar a máscara de argila verde uma vez por semana.
    A argila verde pode ser encontrada em lojas de produtos de beleza físicas e online, tanto em pó como também em mascaras prontas para uso. 

    Veja também: Como fazer sabonete de argila verde


    Publicado em 07/02/2020 atualizado em 27/11/2023

    Postar um comentário

    Postagem Anterior Próxima Postagem